Fonte: Medicina S/A
Foto: Reprodução/Medicina S/A
No Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, o Hospital Moinhos de Vento receberá a Certificação Internacional Padrão Ouro do Cuidado do Pé Diabético, juntamente com o selo do DesPÉrta. A premiação ocorrerá durante o III Simpósio de Educação em Diabetes, a ser realizado das 8h às 12h30, no Auditório Moinhos, em Porto Alegre.
O Moinhos de Vento é o primeiro hospital privado no Brasil a receber essa certificação, vinculada à implementação do padrão ouro de cuidados tópicos com a ferida de pacientes diabéticos. O Programa DesPÉrta é um projeto internacional que visa a melhoria da atenção em saúde voltada às pessoas com diabetes, focado no cuidado integral, prevenção e tratamento das úlceras dos pés de quem é portador da doença.
Desenvolvida em diversos países, como Espanha, Reino Unido, Holanda e França, a iniciativa tem o objetivo de trazer ao Brasil o padrão ouro de cuidados e prevenção da amputação de membros inferiores por decorrência do diabetes, com a certificação do DesPÉrta e D-Foot International. Trata-se de uma associação internacional sem fins lucrativos que promove o perfil global da prevenção e cuidado do pé diabético por meio da conscientização, orientação, educação, pesquisa e desenvolvimento profissional.
“Uma certificação como essa fortalece o cuidado com os nossos pacientes e é importante por várias razões: tratamento adequado, prevenção de complicações, acesso a cuidado e medicamentos específicos, bem como educação em saúde individualizada. Esses fatores contribuem para melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de complicações a longo prazo”, explica Elisandra Leites, coordenadora das Unidades de Internação Adulto e do Grupo de Diabetes do Hospital Moinhos de Vento.
O programa consiste em uma parceria entre a Urgo Medical Brasil e o serviço de saúde interessado em implementar o padrão, juntamente com o D-Foot International. “Essa certificação está alinhada à estratégia do Moinhos de Vento, pois reconhece a excelência da assistência e educação do paciente e das equipes assistenciais”, ressalta Vania Röhsig, superintendente Assistencial e de Educação do hospital.
“Essa ação gera credibilidade, confiança e qualidade de vida, assim como o reconhecimento do serviço prestado pela comunidade local, nacional e internacional. Busca a divulgação científica dos dados gerados a partir de sua implantação, demonstrando a relevância do serviço prestado. Essa certificação evidencia a qualidade da assistência ao paciente, baseada na educação e na implementação de melhores práticas de cuidado em saúde”, destaca a diretora geral da Urgo Medical Brasil, Priscila Costa.
O diabetes atinge um em cada 11 adultos no mundo. A enfermidade pode causar diversas complicações e é uma das principais causas de cegueira, insuficiência renal, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores.
A Organização Mundial da Saúde alertou que o número de pessoas com diabetes, cerca de 250 milhões atualmente, poderá dobrar até 2030 se não forem adotadas medidas preventivas e de controle. Esse dado reforça a importância de eventos como este, que promovem conscientização e discutem estratégias eficazes para enfrentar esse crescente desafio global de saúde.
Serviço
III Simpósio de Educação em Diabetes
Onde: Auditório Moinhos – Térreo, bloco B
Quando: 14 de novembro – das 8h às 12h30
Inscrições aqui.